Estamos vivendo na Era do conhecimento e informação, quando manter-se atualizado e em constante aprendizado é fundamental para o mercado de trabalho, mas e se não for suficiente? Hoje, as empresas contratam por habilidades técnicas e demitem, em sua maioria, por ausência de competências comportamentais.

Por que competências comportamentais são importantes?

Segundo o Fórum Mundial de Economia, as habilidades comportamentais serão extremamente importantes para o século XXI.  A tecnologia está mudando a forma como trabalhamos, o avanço da inteligência artificial e robótica está pondo em xeque o  mercado de trabalho como o conhecemos. Muitas tarefas, essencialmente técnicas e repetitivas, serão substituídas por automações e, para nos mantermos na frente dos robôs, precisaremos desenvolver competências inerentes ao ser humano, que nos façam insubstituíveis.

O que são competências comportamentais?

Habilidades comportamentais, ou Soft Skills, como o nome já diz, são habilidades relacionadas ao comportamento do indivíduo e desenvolvidas a partir do autoconhecimento. Podem ser aplicadas em qualquer contexto profissional, são flexíveis e indispensáveis para as relações interpessoais.

 

Soft skills x Hard skills

Comparação entre habilidades técnicas e habilidades comportamentais.

 

 

10 competências comportamentais essenciais para o futuro

Pensamento crítico

Ter pensamento crítico significa analisar as circunstâncias, baseando-se nos fatos, sem deixar ser influenciado por posicionamentos pessoais. É saber refletir sobre uma situação com imparcialidade, sem envolver emoções.

Criatividade

Com tantos novos produtos, tecnologias e novas maneiras diferentes de trabalhar, as pessoas precisarão se tornar mais criativas para interagir com tantas mudanças. A criatividade humana é ferramenta imprescindível para qualquer cenário de inovação.

Trabalho em equipe

Essa habilidade é uma velha conhecida de todos nós, mas terá um papel de destaque nos próximos anos. Com o home-office em alta, saber como colaborar de maneira eficaz e eficiente com colegas, em diferentes lugares do mundo, será indispensável.

Comunicação

Seja através de um texto, ligação telefônica ou em uma conversa no elevador: comunicar-se é fundamental para construir relações duradouras com clientes e colaboradores. Saber ouvir e ter coerência no que diz são princípios básicos para uma comunicação assertiva.

Empatia

Empatia é a capacidade  assumir o lugar do outro, buscando entender a dor alheia e deixando o próprio ponto de vista de lado. É o exercício do respeito e da tolerância  perante perspectivas contrárias às próprias.

Liderança

Um bom líder é aquele que sabe motivar, engajar e guiar a equipe para seus objetivos. Liderança envolve ser proativo e saber lidar com diversos perfis de pessoas, trabalhando para que todos possam desenvolver um ambiente de colaboração.

Inteligência emocional

É a capacidade de entender e gerenciar nossas próprias emoções e interpretar, também, as emoções dos outros.  O objetivo é aprender a suprimir comportamentos destrutivos, gerados por desgaste emocional, e potencializar emoções positivas.

Solução de problemas 

Trata-se da habilidade de observar os problemas de diversos pontos de vista, desenvolver soluções e escolher a melhor opção para resolvê-lo. Essa habilidade necessita que tenhamos outras competências comportamentais, como resiliência, criatividade e empatia.

Gestão de tempo

Saber organizar-se a ponto de saber quanto tempo precisará para atender às demandas e tarefas. Gestão do tempo não é sobre ser mais rápido, mas sim saber visualizar e gerenciar, de forma realista, o tempo disponível para cada tarefa.

Autogestão

Além de saber gerir seu tempo, é preciso ser seu próprio gerente, entender que as tarefas precisam ser cumpridas, dentro dos prazos estabelecidos, com a melhor qualidade. Autogestão é a responsabilidade de responder a si mesmo pelas suas obrigações.

 

A união de habilidades técnicas e comportamentais será a chave para uma carreira de sucesso, por isso não deixe de buscar desenvolver essas competências que farão de você um profissional do século XXI.

 

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