Muitas empresas e órgãos públicos estão adotando o home office como uma das medidas de prevenção à proliferação do Corona Vírus. Mas existem colaboradores que nunca passaram por essa experiência e não sabem quais as melhores práticas, ferramentas e técnicas para manter o foco e a produtividade, mesmo fora do escritório.

Separamos algumas dicas e ferramentas (com versões gratuitas) testadas e aprovadas, que poderão tornar sua rotina mais eficiente. Afinal, somos uma empresa que lida com tecnologia, comportamento humano, educação e força de trabalho, tudo num único ambiente!

Dica 1 – Faça uma boa gestão do seu tempo

Trabalhar em casa pode ser um grande desafio porque fica mais difícil separar a vida profissional dos problemas pessoais. Aqui vão algumas dicas:

  • Estabeleça um horário para começar e parar de trabalhar;
  • Gerencie suas interrupções;
  • Programe seus intervalos.

Uma excelente ferramenta para gerir o tempo é o Toggl. Nele você pode cronometrar o tempo que está levando em cada tarefa. Isso ajudará você a dimensionar o seu tempo de atenção plena no trabalho. E a fazer as correções necessárias, caso não esteja satisfeito.

Dica 2 – Gestão de tarefas: estabeleça prioridades

É extremamente importante que você comece seu dia sabendo quais são os seus objetivos para o final do expediente. É necessário identificar o que tem que ser feito, para quando precisa ser feito e quais são as prioridades.

  • Faça uma lista de tarefas que precisa fazer e organize-as por prioridade;
  • No final do dia, verifique quais atividades foram realizadas e se não foram, busque entender as razões;
  • Caso precise de colaboração, crie listas de tarefas compartilhadas com a sua equipe.

Trello, Google Keep e Pipefy são algumas ferramentas com versões gratuitas que podem ser usadas para este objetivo.

Dica 3 – Comunicação em tempo de reclusão

Trabalhar em casa não significa trabalhar sozinho. Na verdade, a comunicação é um ponto chave para o sucesso do home office.  

Algumas ferramentas podem contribuir para uma comunicação eficaz e eficiente entre você e seus colegas, conheça algumas aqui:

Dica 4 – Força e…. foco!

O home office é um exercício constante de foco. As distrações são muitas e você não pode  deixar que elas influenciem sua rotina de trabalho:

  • Tenha uma conversa franca com seus familiares e peça colaboração para reduzir o número de interrupções no seu dia ou até mesmo o barulho pela casa.
  • Entenda qual o seu melhor horário de produtividade e utilize esse tempo para tarefas que exigem maior concentração.
  • Quando sentir que está perdendo a concentração ou sentindo-se cansado. Faça uma pausa de cinco minutos e retorne depois para a tarefa;
  • Evite as redes sociais. Faça pausas conscientes.

Dica 5 – Ambiente é essencial

Trabalhar em casa traz flexibilidade e conforto, porém o ambiente é crucial para o sucesso dessa prática.

  • Escolha um local silencioso, sem muitas distrações.
  • Procure transformar algum lugar da sua casa em seu “escritório”. Leve para lá todos os seus objetos de trabalho e ajude seu cérebro a associar aquele espaço ao momento de concentração. 
  • Evite dar acesso irrestrito ao seu local de trabalho aos seus familiares.

Essas são algumas dicas para que seu trabalho home office seja mais produtivo. Sabemos que algumas pessoas se adaptam melhor que as outras, entretanto, neste momento, cabe a todos nós colaborarmos para que os impactos dessa crise causada pelo Corona Vírus sejam menores.

Compartilhe com seus colegas e comente aqui caso conheça outras dicas. Vamos aumentar essa rede do bem!