Uma das partes mais importantes do processo de comunicação é saber ouvir. Parece simples, mas exige muito mais esforço do que pensamos. Temos a tendência de querer executar muitas tarefas ao mesmo tempo, na tentativa de melhorar a nossa produtividade.

Porém, ser multitarefa é um mito. Para sermos mais eficientes e eficazes, precisamos saber que nossa atenção deve estar totalmente voltada para nossa tarefa. Com a comunicação não é diferente.

Podemos tentar atender o telefone, ao mesmo tempo em que conversamos em um chat ou respondemos a um e-mail, mas tenha certeza de que, em algum momento, informações importantes serão perdidas e você levará muito tempo para recuperar o raciocínio. Portanto, a primeira dica para ser um bom ouvinte é: Concentre sua atenção em uma única tarefa.

Um outro ponto importante no processo de comunicação é manter o diálogo acontecendo. Precisamos ter certeza de que a outra pessoa está envolvida na conversa, que está participando.

Por isso a importância de interromper sua fala para deixar as outras pessoas falarem, realizar perguntas, para saber se está sendo claro ou se há alguma dúvida. Nossa segunda dica para ser um bom ouvinte é Permita que o outro participe do diálogo.

Comunicar-se vai muito além de palavras, trata-se também de como nos comportamos. Nossa linguagem corporal pode mostrar muito sobre nós, durante uma conversa ou negociação. Evite posturas que demonstrem que não se importa com a conversa, como braços cruzados, pernas balançando e olhar distante. Ao ouvir alguém, demostre interesse, olhe nos olhos e dedique a atenção merecida àquela pessoa. Nossa terceira dica é Demostre interesse na conversa.

A tecnologia veio para ficar e a grande quantidade de informações que recebemos diariamente em nossos smartphones podem ser grandes vilões na comunicação. Quando estiver ouvindo alguém, procure manter seu celular, computador e outros dispositivos que possam atrair sua atenção afastados, lembre-se que não somos multitarefas, certo? Nossa quarta dica é Afaste-se de distrações.

As dicas acima não terão verdadeiro valor se não contribuírem para que o objetivo principal da comunicação seja alcançado: absorver uma informação que está sendo passada. É preciso, além de demostrar interesse e manter o diálogo acontecendo, absorver e internalizar o que está sendo dito pela outra pessoa.

O bom ouvinte precisa interpretar e esclarecer dúvidas, caso necessário. Ouvir o outro é fundamental em qualquer carreira, e em qualquer aspecto da vida pessoal. Por isso, nossa última dica é Absorva e interprete o que está sendo dito.

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